Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Saiba como deixar sua casa mais segura enquanto viaja

Uma das maiores preocupações das pessoas quando viajam é deixar a casa sozinha e desprotegida, tornado-a alvo fácil para furtos. Para que você não tenha essa péssima surpresa quando voltar da viagem, vale seguir algumas dicas

separador

Atualizado: 

25/07/2011

 

Uma das maiores preocupações das pessoas quando viajam é deixar a casa sozinha e desprotegida, tornado-a alvo fácil para furtos. Para que você não tenha essa péssima surpresa quando voltar da viagem, vale seguir algumas dicas.

A primeira delas pode parecer muito óbvia mas vale ser lembrada: antes de sair de casa, verifique cuidadosamente as fechaduras de portas, janelas e sacadas. Além disso, tente não deixar evidente que a residência está vazia. Mas atenção, nada de deixar lâmpadas ou eletrônicos ligados para dar a impressão de que há alguém dentro da casa. Esse tipo de atitude gera não só desperdício de energia como também pode aumentar ainda mais a suspeita de que não há ninguém na residência.

Outra dica para não deixar o local com aparência de abandono é pedir para suspender a entrega de jornais e revistas, por exemplo, pelo período da viagem ou pedir para um vizinho de confiança recolhê-los. Se a casa possuir jardim, também é recomendável pedir ou contratar alguém (um profissional com boas referências, preferencialmente) para mantê-lo limpo, evitando a impressão de abandono.

Procure não comentar perto de estranhos sobre a viagem e se possível ligue para alguém de confiança para saber como está a casa. Se você possui seguro residencial, é importante checar em sua apólice se há cobertura para furtos e roubos e em quais situações.

Se mesmo com todas estas orientações ao retornar da viagem perceber algum sinal de arrombamento na casa ou que há algum "invasor" no local, ligue imediatamente para a Polícia.

Talvez também te interesse: